Uma excelente maneira de praticar para a competição é resolver problemas disponíveis em juízes online. Os principais são:
Como é permitido levar qualquer material impresso para as provas, os times sempre fazem bibliotecas com códigos dos algoritmos mais importantes.
Duas bibliotecas disponíveis são:
Os times podem utilizar essas bibliotecas durante a seletiva da UFMG e a Maratona, mas é fortemente recomendado que todos os times façam a sua própria biblioteca.
Há vários tipos de livros úteis para competições de programação em geral. Um dos mais importantes são livros sobre projeto de algoritmos. Recomendamos fortemente dois deles:
O livro do Manber é certamente um dos melhores livros sobre projeto de algoritmos já escritos, apesar de não ser muito conhecido. Ele não cobre muita coisa, mas o que cobre ele cobre extremamente bem, e ele dá uma boa base para atacar mesmo os problemas não cobertos.
O livro do Skiena cobre um pouco mais de conteúdo que o do Manber, mas com um pouco menos de detalhe. Ele é recomendado por três motivos:
Se possível, leia ambos. Senão, leia pelo menos um deles.
11 times da UFMG e 21 times externos participaram; confira os resultados.
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